Seja Bem Vindo, 23 de Junho de 2017
Semec promoveu 2º Encontro Saberes da Cultura Indígena
Evento reuniu alunos e comunidade escolar no auditório do Cefapro
Publicado em: 20/04/2017 ás 17:01:00 Fonte: Paulo César Desidério - Redação Diário da Serra

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) realizou nesta quarta-feira, 19, a segunda edição do Encontro étnico-racial Saberes da Cultura Indígena. O evento ocorreu nas dependências do Centro de Formação e Atualização Profissional (Cefapro).

“Esse é o nosso segundo encontro étnico-racial saberes indígenas dentro do currículo. No ano passado nós começamos, foi um evento que deu muita oportunidade para crianças e adolescentes conhecerem um pouco dessa cultura e saberem por que nós comemoramos o dia do Índio, não só o dia 19, mas quais são as contribuições do povo indígena hoje, quais são os seus avanços, o seu crescimento e a luta desse povo”, explicou a coordenadora da Educação Indígena da Semec, Eude Camargo que complementou ainda que a atividade foi aberta à comunidade, inclusive com participação dos próprios índios.

“Estivemos desde a manhã com todos os índios da Aldeia Formoso, com professores, coordenadores, alunos, pais e mães da comunidade em geral e eles estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura indígena, principalmente sobre a cultura indígena Paresí”, explica.

Conforme Eude, o encontro contou com participação ativa das escolas municipais.“Como nós estamos trabalhando currículo e a diversidade cultural faz parte do currículo, as nossas escolas também durante os meses de março e abril, desenvolveram pesquisas e estudos sobre a questão indígena e hoje eles estão fazendo a mostra desses trabalhos. Trabalhos escritos, trabalhos apresentados como teatro e as mostras foram as produções das escolas. Então, fazemos essas trocas de experiências”, concluiu.