Cidadania
Saúde


Saúde Pública é a Prioridade número 1


Ao completar 29 anos, Tangará da Serra conta com
apenas 3 unidades do PSF. Agora o Município pensa diferente, priorizando a Saúde Preventiva. Com parceria do
Estado, novas 18 unidades do PSF serão implantadas


Melhorar o atendimento da saúde pública de Tangará da Serra é a maior prioridade do Governo do Município. Isto tem sido claro desde o início da atual gestão. Em todas as reuniões que tem participado com o secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, o governo municipal tem solicitado apoio para melhorar a saúde pública.
           Para resolver o problema de forma imediata o Município contratou mais horas-médico. Antes o atendimento era feito por um médico pela manhã, um médico à tarde e um plantonista à noite. Hoje esse atendimento foi triplicado durante o dia e duplicado para os plantões. Mesmo assim a demanda reprimida a falta de investimentos em saúde preventiva (Tangará da Serra possui apenas três Programas Saúde da Família) causam um volume considerável de consultas e atendimentos.
           Face ao número reduzido de unidades do PSF o Governo do Município trabalha pela implantação de 18 unidades do Programa Saúde da Família ainda este ano.
Após a confirmação da implantação das unidades, serão contratados mais 18 médicos, 18 dentistas, 36 auxiliares de enfermagem, e mais de 70 agentes de saúde.
A expectativa é de que com os PSFs sejam resolvidos definitivamente os problemas da Saúde, já que a população será atendida na própria comunidade. O objetivo é dar conforto aos moradores e mais qualidade de vida.
           Além de apostar na saúde preventiva, a secretária municipal de saúde, Dirce Mitie Suzuki, aposta na parceria com o Governo do Estado para equipar melhor a Unidade Mista de Saúde. Até agora foram conquistados junto do Estado para o Município: um aparelho de Mamografia, um aparelho de Raio X, um aparelho de Ultrasonografia e um aparelho de Endoscopia.